top of page

Envelhecer (1)

Atualizado: 17 de abr. de 2022

Aquele reflexo que vejo no espelho… sou eu... mas velha…

Sei, porque vejo a pele a enrugar no peito sempre que uno os braços…

Não consigo perceber... sem olhar o meu reflexo, sinto-me a mesma pessoa que sempre me senti. Sinto-me viva e capaz! Melhor, sinto-me melhor!. Mais calma, mais tolerante (bem... com algumas coisas), mais tranquila, talvez mais resignada... Eu sei! É horrivel! Sempre disse que isso nunca me aconteceria. Mas depois a vida diz-nos o contrário. As lutas, a preseverança, a resiliência perante a dor, a injustiça, os jogos de bastidores, que nos recusamos jogar, percebemos que ou nos juntamos a eles ou sofremos as consequências. Eu preferi sofrer as consequências...

Debato-me constantemente entre ser quem me sinto e, ser quem sou...

Ser quem me sinto, não sei se mais real, mas pelo menos mais verdadeiro, sou eu com menos filtros e mais livre.

Ser como sou, é aquela pessoa contruída pela educação pela sociedade, cheia de dúvidas, de moralismos, de julgamentos, de medos... cheia de amarras e prisioneira.

Que posso fazer para ser apenas uma só?

As contradições pelas quais passamos ao longo deste caminho, as deceções, a dor, mas também os momentos de felicidade, de amor, de humor, porque a vida sem o riso e o sorriso não é nada,, e sim sabermos rir de nós próprios, faz de cada um de nós as pessoas que somos.

Não é nada fácil trilhar este caminho, mesmo nada! Muitos só o fazem pela metade, outros nem isso... porque vivermos sem acreditar, sem esperança ou fé, é avassalador e pungente.

Os outros, podem ser, verdadeiramente, os nossos diabos...

Envelhecer hoje, é ser posto de lado, é ser um incómodo e é ser prescindível... triste não é?

Outrora envelhecer era sabedoria, amor, luta e coragem. Outrora envelhecer era vencer.

Hoje procuro ser quem me sinto na maior parte das vezes e procuro “inserir”, sempre que considero oportuno, ser quem sou.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Nem sei...

Esta vida tem, realmente, tanto de bom como de mau. Tanto de belo como de feio. Tanto de extraordinário como de ordinário… Enfim, esta...

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2020 por marianaselas.wixsite.com/Lala. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page