top of page

Alquimia das palavras

 

 

Alquimia das palavras

 

 

 

 

O Feiticeiro precisava urgentemente de encontrar uma poção que desfizesse a confusão gerada pelo Hipérbato na corte da Rainha Metáfora e do Rei Eufemismo. Como sempre o Hipérbato causava confusão e fugia.

Chamaram à corte o Assíndeto, a Elipse e a Onomatopeia e pediram-lhes se havia alguma possibilidade de resolver o problema causado pelo Hipérbato. Os três tentaram. Primeiro, cada um, e depois os três, mas não conseguiram.

A rainha e o rei começaram a ficar desesperados e foi assim que chamaram o Feiticeiro Escritor e pediram-lhe que arranjasse uma poção miraculosa que conseguisse aquilo que parecia ninguém conseguir.

O Feiticeiro Escritor voltou para o seu laboratório, de forma a poder concentrar-se e tentar encontrar a solução.

Inicialmente foi buscar as ervas: pleonasmo, gradação e enumeração juntou-as com uma pitada paralelismo e … deu um grande estouro! Partiu-lhe várias coisas no laboratório e nada resolveu a não ser criar ainda mais confusão. Frustrado, o Feiticeiro Escritor saiu e foi dar uma volta para espairecer as ideias.

Voltou e pensou que tinha encontrado a solução. Foi para o castelo ter com a Rainha Metáfora e o Rei Eufemismo e deu-lhes a solução: “mandem chamar a Antonomásia, a Imagem e o Anacoluto” exclamou ele! Logo de seguida lá estavam as três esperando receber ordens.

“Procurem o Hipérbato que gerou toda esta confusão e tragam-no à minha presença”. Assim foi, procuraram o Hipérbato por todo o sítio, mas não o conseguiam encontrar. Por um golpe de sorte alguém o tinha visto fugir para o reino vizinho e foram lá buscá-lo.

O Feiticeiro Escritor encontrava-se agora frente ao Hipérbato e à confusão gerada por ele: «Estas sentenças tais o velho honrado vociferando esta»; o Feiticeiro Escritor pegou nos três: Antonomásia, a Imagem e o Anacoluto e pediu-lhes para resolverem o problema. Assim fizeram: «O velho honrado estava vociferando, – estas sentenças tais –»

O Rei e a Rainha e toda a corte exclamaram de contentamento e deram vivas aos intervenientes e premiaram o Feiticeiro Escritor.

No reino da Alquimia das Palavras tudo voltou a ser como dantes… por pouco tempo!

 

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Esperança

Sabemos que a vida é um momento! Ainda assim e apesar disso, continuamos a estúpida labuta da rotina que nos é imposta e aceitamos…...

 
 
 
A verdade é um lugar estranho

A verdade é um lugar estranho. Cresci a ter a certeza que a verdade só é, e só pode ser uma. À medida que o tempo vai passando sei que a...

 
 
 
Nem sei...

Esta vida tem, realmente, tanto de bom como de mau. Tanto de belo como de feio. Tanto de extraordinário como de ordinário… Enfim, esta...

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2020 por marianaselas.wixsite.com/Lala. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page